Medras - quais serão as nossas?

Você sabe o que são medras?
Para o idioma galego (Galícia) , medras representam o crescimento, desenvolvimento... As medras seriam então signos que simbolizam tal crescimento.
Em uma escola de Educação Infantil, em Milladoiro, próxima à Santiago de Compostela, as medras se estendem "a outros muitos indicadores do crescimento: a progressiva aquisição de autonomia e de hábitos, a desenvoltura, com que se movem na escola,  o enriquecimento de sua fala, os controles emocional e relacional, a complexidade do seu brincar ou a ampliação do seu olhar e de sua compreensão." (BARDANCA, 2018, p.38).
Atividades que em nossa visão simplista seriam consideradas como meramente pedagógicas e corriqueiras ou parte de um plano de ensino, tornam-se repletas de significados e passam a ter caráter de ritual: desenhar o contorno dos próprios pés e marcar com seu nome e numeração.
Para as crianças recém-chegadas a essa escola, essa "atividade" é o ritual de entrada na sala de aula que está limpa das marcas dos alunos anteriores. Após o realizar o desenho dos contornos, eles são expostos lado a lado e comparados. São analisados e questionamentos como: temos o mesmo número mas os tamanhos são diferentes?; porque o contorno do sapato é tão maior?; entre outras interrogações que são alimentadas pelas professoras que os ajudam a pensar onde poderiam encontrar as respostas.
Esses desenhos vão para o mural, próximo á janela, onde permanecerão pelo tempo em que estiverem na escola, sendo sobrepostas por desenhos atualizados nas datas de aniversário: outro ritual e outra medra. Quando concluírem ali o ciclo de três anos, levarão consigo mais que suas medras do crescimento: serão memórias de dias únicos, de momentos coletivos e individuais de aprendizado, de festas e homenagens à natureza que os cerca, de pessoas com quem conviveram e as ajudaram a desenvolver sua autonomia. Memórias de uma escola pensada para as crianças por adultos que se colocam no lugar das crianças  e por isso sabem do que elas precisam para construir medras repletas de significado.


BARDANCA, Angeles e Isabel. Os fios da Infância. São Paulo: Phorte, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas